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Factor-Kline, Neuro-cosméticos, SeppicDe acordo com o estudo de mercado da Kline “Specialty Actives in Personal Care: Multi-regional Market Analysis and Opportunities”, o tamanho do mercado de ingredientes ativos funcionais em cuidado pessoais é estimado em USD 1,1 bilhões em 2016. Embora o mercado tenha crescido significativamente na última década, ainda é um segmento em destaque e com uma taxa de crescimento anual superior a 6% nos próximos cinco anos. Enquanto o crescimento do mercado é evidente é importante compreender também as forças que motivam e ajudam no crescimento da indústria.
1. Do “prato” para à “pele”: probióticos
Bem posicionado no mercado de alimentos, os probióticos são agora usados ??para cultivar bactérias “amigas ??da pele” em formulações cosméticas, respondendo ao envelhecimento e a preocupações específicas de cuidados com a pele. Várias empresas de cosméticos já oferecem no mercado produtos à base de probióticos para os cuidados com a pele.
Enquanto os testes provam a eficácia dos produtos à base de probióticos, ainda existem alguns obstáculos para os fabricantes de cosméticos. O desafio básico é identificar o microorganismo certo a ser utilizado na formulação. Os produtos químicos utilizados em formulações cosméticas nem sempre proporcionam o meio adequado para manter as bactérias vivas, o que pode afetar a viabilidade e a eficácia da formulação. Para evitar reações indesejáveis ??ou o crescimento excessivo, a maioria dos ingredientes cosméticos baseados em probióticos adere a formulações em que as bactérias estão presentes num estado latente.
2.Natural e eficaz: ativos biotecnológicos e botânicos
Impulsionada pela preferência dos consumidores por produtos mais naturais, os ingredientes ativos biotecnológicos são agora a categoria de destaque. Os ativos biotecnológicos são derivados de fontes naturais e usam processos biológicos que os tornam mais eficazes para aplicações de cuidados da pele e dos cabelos. Sua alta eficácia atrai o mercado. Outra e interessante vantagem é a personalização dos produtos de acordo com as exigências do cliente.
Em 2016, a Seppic, através de sua subsidiária BiotechMarine, lançou a Celebrity, a primeira tecnologia do mundo a desenvolver células de macroalgas em um laboratório, baseado em algas raras e valiosas. O primeiro ingrediente produzido através desta tecnologia é o Ephemer, que fornece um efeito antioxidante imediato e duradouro nas células. O segundo ingrediente, o Contacticel é baseado em algas vermelhas e reduz a oleosidade da pele exposta a poluição. Já a Evonik trouxe para o mercado o seu ingrediente ativo TEGO Stemlastin, um extrato da microalga Cyanidium caldarium, derivado de células estaminais, ele ajuda a manter a elasticidade da pele e sua aparência jovem.
A empresa Naturex trouxe para o mercado os dissolventes profundos eutéticos (Natural Deep Eutectic Solvents – NaDES) – um novo tipo de solventes naturais que reproduzem o ambiente intracelular das plantas. Liderando o caminho no desenvolvimento desta tecnologia de ponta, no ano passado a Naturex lançou um processo de extração patenteado chamado Eutectigenesis, que consiste em extrair os compostos ativos da planta através da formação de NaDES. Os compostos “Eutectys™” obtidos visam obter extratos biomiméticos com perfis fitoactivos aumentados e desempenho melhorado. A linha de produtos inclui cavalinha, flor de açafrão, entre outros, servindo como uma alternativa natural aos solventes convencionais.
Novas categorias de produtos, como osmolytes naturais, também estão sendo desenvolvidas e usadas em cosméticos de cuidados com a pele. Osmolytes são compostos que regulam o balanço de fluidos das células mantendo o volume celular. A DuPont desenvolveu uma gama de produtos chamada Genencare OSMS a base de extratos de planta altamente purificados compostos de osmolitos naturais para aplicações cosméticas para a pele, cabelos e coloração. Renomado por suas propriedades de retenção de água e proteção celular, os produtos Genencare OSMS inclui Betaína e Mio-Inositol – ingredientes totalmente naturais que fornecem aumento rápido e intenso da hidratação e proteção da pele efetiva e duradoura em produtos de cuidados pessoais.
3.Novas preocupações e expectativas: luz azul, raios infravermelhos e estimulação neurológica
As novas áreas de aplicação de ingredientes ativos botânicos, como proteção da luz azul, defesa de raios infravermelhos e estimulação neurológica, estão ganhando impulso, refletindo mudanças no estilo de vida dos consumidores. Um exemplo é o tempo gasto por uma pessoa usando dispositivos eletrônicos, muitas vezes o tempo chega a ser superior do que as horas de sono.
A luz azul emitida por dispositivos móveis, laptops e monitores de computadores é prejudicial para as células da pele e eventualmente acelera o processo de envelhecimento. Para responder a esta nova preocupação do consumidor, os fabricantes de ingredientes criaram ativos que são capazes de proteger a pele do estresse da luz azul emitida pelos equipamentos eletrônicos.
Outra preocupação relacionada ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos são os raios infravermelhos. A radiação e o calor danificam a pele em um nível de que causam o envelhecimento in vivo.
O desejo dos consumidores de terem uma vida equilibrada e melhorar seu bem-estar resultou em um interesse crescente nos neurocosméticos. Baseado na aplicação de substâncias que atuam no organismo de forma semelhante aos neuromediadores endógenos, exercendo efeitos benéficos para a saúde e beleza da pele. Estes produtos consistem de ingredientes antienvelhecimento e ingredientes especiais que trabalham a nível neurológico, produzindo um efeito calmante. Os neurocosméticos podem prolongar à vida celular e regular as respostas inflamatórias, podendo ser mais utilizado em produtos para pessoas com pele sensível. À medida que cresce o número de consumidores intolerantes a diferentes produtos químicos, os neurocosméticos oferecem novas oportunidades para os fornecedores de ingredientes.
O mercado de ingredientes ativos apresentará um crescimento impressionante nos próximos cinco anos, impulsionado pelas novas reivindicações do mercado, pela preferência dos consumidores por produtos naturais altamente eficazes e também pelas novas tecnologias de produto. No entanto as taxas de crescimento nas principais regiões globais (Brasil, China, Europa e Estados Unidos) serão diferentes face às condições econômicas intrínsecas de cada região.
O estudo de inteligência competitiva da Kline, “Specialty Actives in Personal Care: Multi-regional Market Analysis and Opportunities”, fornece uma análise abrangente sobre o mercado de ingredientes ativos funcionais utilizados em formulações de produtos de cuidados pessoais, seu consumo e suprimento, oportunidades e restrições que afetam o crescimento e uso em diferentes funcionalidades (anti-aging, anti-acne, anti-inflammatory, skin whitening, slimming, sun protection e haircare). O estudo contém uma cobertura completa e detalhada sobre o mercado brasileiro.
Para saber maiores informações sobre a cobertura do mercado de ingredientes ativos no Brasil e em outros países entre em contato com a Factor-Kline e converse com um de nossos especialistas.
Fonte :https://www.cosmeticinnovation.com.br/avancos-tecnologicos-em-formulacoes-de-ingredientes-de-probioticos-neuro-cosmeticos/