Banido o uso de Metilisotiazolinona (MIT) em Cosméticos Leave-On pela Comissão Europeia (CE)

10.Set.2016

A MIT é um conservante tradicionalmente utilizado em formulações à base de água, como é o caso de shampoos, sabonetes líquidos, loções para as mãos e lenços umedecidos.

Em um regulamento publicado no Jornal Oficial da União Europeia, as empresas têm até fevereiro de 2017 para reformular ou interromper a venda de quaisquer produtos leave-on que contenham MIT no mercado da UE.

Uma grande parte da indústria, no entanto, antecipou a proibição, uma vez que a MIT tem sido objeto da crítica pelo menos desde 2013, quando o corpo da indústria cosmética da Europa apelou para que o seu uso fosse interrompido o mais cedo possível.

Como consequência, muitos produtos já foram reformulados ou descontinuados à frente desta proibição oficial, há muito tempo aguardada. Descobriu-se que a MIT teria potencial sensibilizante, o que significa que poderia causar reações alérgicas, tais como a inflamação da pele e prurido, que aumentam sua severidade como resultado de exposições repetidas.

Interrupção

A MIT tem sido frequentemente utilizada como uma alternativa aos parabenos, na busca de formulações que poderiam conter claims como”livres de parabenos”; agora, porém, ela não estará mais disponível para uso em produtos leave-on na UE.

Anteriormente, o conservante tinha sido autorizado para uso em produtos cosméticos em concentrações limitadas, de até 100 partes por milhão (ppm).

A proibição foi proposta no ano passado e foi objeto de consulta pública, antes de ser formalmente implementada no mês passado, devido a um aumento da incidência de alergias induzidas pela MIT.

De acordo com a empresa de conservantes Surfachem, este é o primeiro de um processo de duas etapas: na segunda etapa vai haver mais uma restrição da MIT em produtos rinse-off (enxaguáveis), uma ação que é esperada para fevereiro de 2017.

Casos de dermatite de contato atribuídas à MIT “são significativamente menos frequentes” em formulações rinse-off, de acordo com a Surfachem; no entanto, apesar disso, os fabricantes de bens de consumo estão sob pressão para removê-la também dessas formulações como medida de precaução.

Fonte: Cosmetics-Design
http://www.cosmeticinnovation.com.br/banido-o-uso-de-metilisotiazolinona-mit-em-cosmeticos-leave-on-pela-comissao-europeia-ce/

Comentários

Quem Somos

A Farmatech consultoria especializada em Assuntos Regulatórios, Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas Cosmética, Saneantes, Manipulação

Newsletter

Cadastre-se e receba em seu e-mail notícias e promoções.
© ConsulteFarmatech - 2014