Mercado de produtos de limpeza cresce 23% em 2019, com R$ 26 bilhões em vendas

01.Out.2020

Mercado de produtos de limpeza cresce 23% em 2019, com R$ 26 bilhões em vendas

  • sexta-feira, 25 setembro 2020 13:16
  • Written by: 

 

Os dados são do Anuário ABIPLA 2020, lançado nesta quinta-feira (24)

O setor de produtos de limpeza movimentou R$ 26 bilhões em 2019, registrando um crescimento de 23,8% sobre o ano anterior, de acordo com a ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, que lançou o Anuário ABIPLA 2020 nesta quinta-feira (24). “Em que pese todas as dificuldades, o setor de limpeza deverá registrar crescimento de 3% em 2020”, disse Paulo Engler, diretor-executivo da entidade, destacando que, embora o desempenho não seja tão notável quanto o de 2019, as previsões são bem mais otimistas do que em relação ao PIB e à produção industrial.

“A pandemia trouxe enorme desafios para o setor de limpeza. Tínhamos uma característica de constante mudança e o consumo estava se sofisticando, mas alguns produtos que antes vinham apresentando queda nas vendas ganharam importância com a pandemia”, explica Engler, que citou o sabão em barra, a água sanitária, os desinfetantes e o álcool para a limpeza, além de favorecer produtos difíceis de emplacar no mercado brasileiro, como é o caso dos lenços umedecidos e os produtos em aerossol. “As pessoas acordaram para a limpeza e desinfecção de seus lares. Isso veio para ficar porque a pandemia agregou novos hábitos”.

Na análise de Tereza Fernandez, economista e sócia da Consultoria MB Associados, o auxilio emergencial, o bom desempenho do setor agrícola, a MP 936 e o aumento das linhas de crédito contribuíram de forma efetiva para o bom desempenho do setor. A partir de setembro, entretanto, com 50% de redução do auxílio emergencial, o aumento do desemprego e a elevação de preços dos alimentos, haverá impacto na renda disponível. “O setor se manterá bastante forte até o final do ano. No pós-pandemia, a gente vai desacelerar, mas acredito que haverá uma demanda ainda maior do que no passado recente”.

Durante o evento, Engler adiantou duas iniciativas da ABIPLA nos próximos meses: uma pesquisa com consumidores sobre produtos de limpeza clandestinos e uma cartilha de orientação sobre o uso saneantes para os consumidores.

O executivo também informou que participará do Household Summit, dias 06 e 08 de outubro de 2020. Organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Household Innovation, o evento online reunirá profissionais que atuam na execução e no gerenciamento de projetos técnicos na área de home care, saneantes, limpadores, detergentes, industrial & institucional e auto care, que buscam por atualização tecnológica, insights de consumo, perspectivas e tendências. Para mais informações e inscrições, acesse o link do evento.


Fonte https://householdinnovation.com.br/mercado-de-produtos-de-limpeza-cresce-23-em-2019-com-r-26-bilhoes-em-vendas/

Comentários

Quem Somos

A Farmatech consultoria especializada em Assuntos Regulatórios, Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas Cosmética, Saneantes, Manipulação

Newsletter

Cadastre-se e receba em seu e-mail notícias e promoções.
© ConsulteFarmatech - 2014