Mais do que produtos, marcas de cosméticos personalizados vendem experiências

03.Set.2020

Mais do que produtos, marcas de cosméticos personalizados vendem experiências

Usando inteligência artificial ou sessões online com os clientes para a criação de fórmulas customizadas, empresas digitais ganham espaço em meio à crise da Covid-19 e projetam crescimento para 2020.

Cada consumidor é um indivíduo único, com necessidades e desejos específicos. Esse é o pensamento que move um mercado ainda pequeno no Brasil, mas que vem ganhando força nos últimos anos, o de cosméticos personalizados. Mais do que vender produtos, essas indie brands se propõem a criar experiências exclusivas para seus clientes e humanizar as relações de consumo. Mesmo que, para isso, façam uso de inteligência artificial.

É o caso da startup Justforyou, que desenvolve xampus e condicionadores a partir de um questionário online em que o usuário detalha as características dos seus cabelos, os benefícios esperados e suas preferências. “Trabalhamos com produtos que são pensados de forma especial, do começo ao fim, para o perfil de cada pessoa. Além de ter uma fórmula personalizada por inteligência artificial, o consumidor também pode customizar o rótulo e a fragrância. É uma experiência completa”, afirma o CEO Caio de Santi. “E o cliente pode conversar com a gente o tempo todo, ser ouvido e participar não apenas da criação da sua fórmula, como também de toda a evolução do produto e da marca”, acrescenta.

Santi conta que, além da frequência diária de uso, xampus e condicionadores se tornaram foco da empresa por serem os itens mais indicados para testar sua base tecnológica, mas que o objetivo é aumentar o portfólio. “Já temos dois produtos praticamente prontos, que serão lançados em breve. A longo prazo, também teremos linha de skincare”, diz.

Na Alma Liberata, o carro-chefe são os perfumes naturais personalizados. Os clientes agendam pelo site da marca uma sessão online com a perfumista e fundadora da empresa, Camila Liberata. Na conversa, que dura cerca de uma hora, são abordadas a história de vida dos clientes, seus desejos, gostos e até mapa astral. “Ouvindo atentamente alguém, é possível traçar seu perfil e relacionar as emoções aos aromas. É um processo que requer conhecimento, prática e sensibilidade e o resultado é um perfume único, feito para agradar o nariz e tocar a alma da pessoa que se dispõe a mergulhar neste processo que proponho”, explica.

Para ela, o desafio de vender perfumes sem experimentação é enorme, mas a customização permite isso. “Mais do que a compra de um perfume, a personalização possibilita uma experiência enriquecedora que responde ao desejo que todos temos de nos sentirmos especiais”, afirma Liberata. “Por sermos uma marca de nicho, que usa exclusivamente a internet como ponto de contato, conseguimos focar em um público já predisposto a realizar suas compras online”, completa.

Ser uma empresa totalmente digital é uma vantagem também para o CEO da Justforyou. “As pessoas estão mais abertas a consumir novos produtos que só estejam no ambiente virtual e a pandemia de Covid-19 obrigou até os mais resistentes a se voltarem para essa (nem tão) nova realidade”, opina. “Como a Justforyou é uma marca nativa digital, já estávamos preparados para essa transformação”, diz Santi.

Segundo ele, mesmo em meio à crise, a empresa vem crescendo significativamente. “Nossa meta era crescer 30% ao mês, mas esse número tem se mantido em torno dos 50% e acreditamos seguir nesse ritmo ou, até mesmo, superá-lo. Já aumentamos nossa equipe e projetamos que o faturamento de dezembro seja 20 vezes maior que o de janeiro”, comemora.

Um estudo da consultoria McKinsey aponta que, até 2025, duas em cada cinco mulheres vão consumir cosméticos personalizados. “Torço para que seja verdade”, diz Liberata. “A busca por exclusividade em produtos é uma realidade cada vez mais próxima. Esse tipo de experiência já é comum para quem consome cosméticos de superluxo e a democratização da personalização é, mais do que uma tendência, uma necessidade do mercado para atender uma demanda que é inerente ao ser humano”, finaliza a perfumista.

Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/mais-do-que-produtos-marcas-de-cosmeticos,3753?utm_medium=email&utm_campaign=cosm%C3%A9ticos personalizados - pre%C3%A7o %C3%A9 ...&utm_source=YMLP

Renata Martins

 

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