Como classificar produtos de Clean Beauty

23.Ago.2020

Como classificar produtos de Clean Beauty

  • quinta-feira, 6 agosto 2020 7:00
  • Written by: 
 
 

Consumidores e varejistas estão exigindo cada vez mais inovações com o claim de ”clean beauty” ou “beleza limpa”, apesar de não existir uma definição única padronizada na ciência, na lei ou uma regra no mercado. Portanto, marcas, fornecedores, varejistas e consumidoras ficam livres para definir esse conceito simples, mas complexo.  Aqui, a autora Karen Sinclair Drake, do Cosmetic Research Lab, fornece um caminho possível para avaliar o termo “clean”.

 

Um dos mitos mais comuns e uma das maiores preocupações dos consumidores que compram produtos clean e naturais é que eles não exercem os mesmos efeitos de seus pares convencionais de longa data. Eu provavelmente teria compartilhado essa preocupação até uma década atrás.  No entanto, estamos em um ponto incrivelmente empolgante no mundo do desenvolvimento da saúde e da beleza, e eu realmente acredito que nunca houve um momento melhor em nossa história para as marcas criarem produtos clean eficientes e autênticos.

Uma das principais razões disso são os fornecedores, que ouviriam as demandas em constante mudança no mercado, motivados pelo desejo dos consumidores por produtos mais seguros.  Isso levou essas empresas a expandir seus portfólios, incluindo ingredientes com certificações ecológicas de terceiros, como o COSMOS da Europa, que classifica um produto como orgânico e natural com base em um conjunto de critérios rigorosos e claims de eficácia de ingredientes respaldados por vários métodos de estudo clínico.

O desafio, no entanto, permanece: como avaliar um ingrediente, tecnologia, processo ou produto como clean?  A alimentação ”limpa” talvez ofereça algumas pistas;  o movimento vem ganhando terreno há algum tempo, com o valor principal de escolher alimentos integrais saudáveis, mais próximos da natureza ou em seu estado menos processado.

Portanto, pode ser lógico que a definição de beleza limpa deva consistir de ingredientes integrais, mais próximos da natureza, ou em seu estado menos processado.  Esses ingredientes também devem estar livres de toxinas nocivas;  isso inclui selecionar embalagens plásticas sem BPA, se plásticos forem usados.

O verde não é (necessariamente) clean

Vale notar que um ingrediente clean e um ingrediente verde podem, de fato, ser opostos completos, apesar de ambos parecerem naturais.  Os ingredientes são verdes quando todos as características de fornecimento, fabricação e descarte (incluindo informações sobre uso de energia e água, bem como toxicidade ambiental e humana) são considerados.  Isso vale mesmo se “etapas químicas” estiverem envolvidas.

Um ingrediente limpo e verde consistirá em materiais mais próximos da natureza ou presentes em seu estado menos processado e produzido com um processamento mínimo, usando os princípios da química verde.  Uma substância sintética também pode ser verde desde que seja produzida seguindo os mesmos princípios verdes.  Essas diretrizes envolvem o design de produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso ou a geração de substâncias perigosas.

Por outro lado, alguns ingredientes naturais podem não ser considerados verdes devido ao impacto de seu cultivo e / ou refinamento na sociedade ou no meio ambiente.  Isso pode incluir cultivo não regenerativo, culturas intensivas em água, práticas antiéticas da força de trabalho, uso de fertilizantes / inseticidas tóxicos e atividades semelhantes que se enquadram na categoria verde.

Dadas as regulamentações atuais dos EUA, um produto acabado pode alegar que é um produto limpo quando contém produtos sintéticos porque foi fabricado com química verde. Com a crescente demanda do consumidor por produtos mais autênticos, limpos e ecológicos, essas variáveis ??destacam a necessidade de químicos, formuladores e proprietários de marcas entenderem as diferenças para que possam se proteger de alegações de marketing falsas / enganosas.

Comparando Tecnologias

Os seguintes exemplos do mundo real são um bom ponto de partida para entender a diferença entre produtos convencionais e limpos.  Os detalhes do produto foram anonimizados, mas as facetas do produto são apresentadas como estão.

Ingrediente A

O ingrediente A é uma mistura de  conservantes de amplo espectro que está em conformidade com a EcoCert, COSMOS, Natrue e a Soil Association;  de acordo com a ISO 16128, é 75% derivado de naturais. É limpo, verde ou ambos?
Sob a definição de um produto limpo apresentado neste artigo, ele não é essencialmente considerado limpo porque não consiste em ingredientes integrais, mais próximos da natureza ou em seu estado menos processado.  No entanto, é completamente seguro e é fabricado de acordo com a química verde – portanto, é um ingrediente verde seguro.
A decisão do fornecedor de certificar a COSMOS, a UK Soil Association e outras organizações oferece verificação aos clientes e estabelece uma definição e critérios unificados para rotular o ingrediente cosmético como verde.

Ingrediente B

Um extrato com patente pendente de uma empresa diferente está em conformidade com os padrões orgânicos da Soil Association, COSMOS, USDA, não modificado geneticamente, vegano, halal e sem glúten.  Usando um método orgânico certificado, que envolve processamento mínimo por maceração e preservação, foi comprovado clinicamente que essa mistura mata 99,9% das bactérias causadoras de acne em 30 segundos.  Portanto, pode ser considerado limpo, verde e eficaz.

Usando padrões existentes para avaliar “limpo”

Se a indústria adotar estritamente o significado de beleza limpa, deve usar apenas ingredientes integrais, mais próximos da natureza ou presentes em seu estado menos processado. Essas reivindicações devem ser verificadas por meio de certificação, como o programa orgânico do USDA.
De todos os padrões internacionais, o orgânico do USDA poderia ajudar químicos e proprietários de marcas a verificar e estabelecer uma definição e critérios unificados para rotular seus ingredientes cosméticos e produtos acabados como limpos.  O USDA exige 95% de conteúdo orgânico mínimo para reivindicações “orgânicas” definitivas e 70% para reivindicações “feito com orgânicos”.
Os padrões também proíbem a hidrogenação, sulfatação e preservação sintética de ingredientes.  Bingo!  Só então podemos relaxar e dizer que esse padrão é realmente limpo!
KAREN SINCLAIR DRAKE, que supervisiona o desenvolvimento estratégico e P&D no Cosmetic Research Lab (cosmeticresearchlab.com), é uma formuladora verde e arquiteta de marcas especializadas em padrões da UE, princípios de medicina funcional e formulações para padrões ecológicos internacionais há 20 anos.

Fonte: Global Cosmetic News
https://cosmeticinnovation.com.br/como-classificar-produtos-de-clean-beauty/

Comentários

Quem Somos

A Farmatech consultoria especializada em Assuntos Regulatórios, Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas Cosmética, Saneantes, Manipulação

Newsletter

Cadastre-se e receba em seu e-mail notícias e promoções.
© ConsulteFarmatech - 2014